COMPRAR

Endereço

Unisul | Universidade do Sul de SC
Auditório
Rodovia Governador Jorge Lacerda. Km 35,4 - 3201
Jardim das Avenidas, Araranguá - SC

Horário

19:00 Horas
15/03/2019

A Editora Lumen Juris e a autora: Márcia Cristiane Nunes-Scardueli tem o prazer de convidá-los para o lançamento da obra: Lei Maria da Penha e Violência Conjugal – Discursos, sujeitos e sentidos.

O enfrentamento de situações de violência doméstica conjugal, no cenário da justiça criminal, desde 2006, tem sido feito pela aplicação da Lei 11.340/2006 –, a Lei Maria da Penha. A partir da efetivação da denúncia, geralmente pelas próprias vítimas, a violência ocorrida passa a ser apresentada, linguisticamente, em documentos oficiais, possibilitando que efeitos de sentido que circulam no contexto geral da violência doméstica e da aplicação da lei possam ser discutidos e interpretados.

Amparado nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, este livro discute os efeitos de sentido (re)produzidos na aplicação da Lei Maria da Penha no cenário policial, judicial e nas falas de homens e mulheres em situação de violência conjugal.

A análise discursiva apontou uma generalização das situações, que silencia enredos, histórias de vida e a violência ocorrida, além de evidenciar marcas de gêneros que reforçam os lugares sociais ocupados por vítimas e agressores, mantendo desiguais as relações entre homens e mulheres.

Por tratar de uma das principais frentes de lutas do campo dos Estudos Feministas: as violências contras as mulheres, a obra marca um espaço nesse cenário, bem como fica situada também nos estudos da Linguística Forense, revelando a importância do intercâmbio entre os profissionais do Direito e da Linguagem.

Mapa do Evento