Entrevista com Paulo Roberto Silveira

postado em: Sem categoria | 0

Médico, auDr. Paulo Roberto Silveirator, dentre outras das suas qualificações e experiências, Paulo Silveira mais uma vez cumpre com sucesso a sua função de transmissor de conhecimento. Com essa pequena entrevista você poderá conhecer um pouco de suas duas obras fascinantes. Obras que nos instigam a nos aprofundar ainda mais nos assuntos de Medicina e Neurologia. Paulo Roberto Silveira esclarece alguns pontos colocados pela editora e nos oferece um pequeno aperitivo do que podemos encontrar em suas obras.

  • Dr. Roberto, porque escolheu o tema do livro?

      Fun·da·men·to, substantivo masculino  significa:
1. Base principal.
2. Prova.
3. Causa.
4. Motivo.
5. Fundação.
Logo fundamento é base, alicerce, apoio. Pode ser também um ponto de vista, motivo, razões que se fundam uma tese, dai a razão de desenvolver os temas dos livros Fundamentos da Medicina Legal, Fundamentos da Neurologia e brevemente fundamentos da Psiquiatria.

  • O que destacaria no livro que acha de grande valia para o leitor?

A objetividade e a simplicidade de temas tão complexos , se tornarem  de fácil entendimento  pelo leitor, mesmo leigos no assunto.

  • Alguns destaques das obras.

FUNDAMENTOS DA MEDICINA LEGAL  – Uma obra de grande alcance
Fideliter ad lucem per ardua tamen – Atual e Verdadeira?
(“Fidelidade à verdade custe o que custar”). (Fielmente voltada para luz , porem com dificuldades).
ImagemUm escudo com as insígnias da Medicina e da Justiça, trazendo a inscrição Fideliter ad lucem per ardua tamen (“Fidelidade à verdade custe o que custar”). (Fielmente voltada para luz, porem com dificuldades).Se encontra a direita de quem entra no atual prédio na Rua dos Inválidos l52 – Centro. Traduz de uma maneira atual e verdadeira  o elo entre o Direito e a Medicina, o Direito, através da interface do Direito Penal , Direito Processual Penal, e a Medicina,  através da Medicina Legal ou Medicina Forense  cujo objetivo  seria  1) o exame de corpo de delito de lesão corporal (AECD) feito no periciado vivo, para determinar a gravidade da lesão sofrida, com o objetivo de determinar a pena, conforme prescreve o artigo 129 do CP  2) Exame Cadavérico ou  Exame Necroscópico (NECROPSIA),  para esclarecimento do crime, através do que se  no diz o cadáver. Vamos no ater no primeiro objetivo, dando uma enfase especial ao Exame Subsidiário prestado pela Seção de Neurologia Forense, tecendo breves considerações da Medicina Legal, com Direito Penal, Direito de Processo Penal e Criminologia.
“Ao ser convidada pelo Dr. Paulo Roberto Silveira para prefaciar seu livro, duas questões começaram a se formar em meu pensamento. A primeira dizia respeito à honra com que me foi feito o convite, ao qual seria impossível declinar. A segunda, bem mais difícil de ser resolvida, relacionava-se como apresentar ao leitor uma obra cujo índice e a alentada bibliografia já trazem em si o desvelo e o caráter de compromisso com a pesquisa. O que falar de um livro que fala por si? Como falar da produção científica de um pesquisador cujo curriculum vitae é digno dos acadêmicos dos grandes centros de produção do conhecimento? Paulo Roberto é médico, advogado, tem muitas especializações e diversas titulações, mas a que mais se lhe apropria é a de que é um amante e respeitador do certo, do justo, anda ao lado da bondade e é exemplo de pai e de amigo, como poucos.
[…] A obra Fundamentos da Medicina Legal chegou ao mundo jurídico e parajurídico num momento certo. Nunca se precisou tanto, como agora, de uma obra que reunisse, em linguagem simples e direta — que não fosse escrita em juridiquês — a base de consulta e trabalho daqueles que, de forma direta ou não, militam, seja no direito ou na medicina. Explico.
[…] Registre-se que a medicina legal não tem apenas importância na área penal, pois sua repercussão na área não penal, cível, por exemplo, é de amplo espectro, como, aliás, ressaltou o autor, ao tratar dos acidentes de trabalho, da questão da capacidade e responsabilidade,seja na área cível ou penal. Assim, mesmo que o leitor não seja um militante do direito ou da medicina – terá condições de entender as noções básicas da importância da capacidade civil — a possibilidade de ter direitos e contrair obrigações — e da responsabilidade penal, fugindo do lugar comum, passando a construir um pensamento amparado pela ciência. Assim, tenho a honra e a alegria de apresentar ao leitor um livro que não será apenas mais um, mas com toda a certeza o que ficará em meu gabinete e de tantos outros operadores do direito e de profissionais da medicina e de outras áreas que, assim como o médico, o defensor público e o artista desejam apenas um mundo com menos dores, mais vida e muita alegria.”

Cinthia Robert
Prefaciadora da obra

      Fundamentos de Medicina Legal, do Dr. Paulo Roberto Silveira, é um livro que tanto pode ser lido como a obra didática e fonte de pesquisa que é — quer pelo profissional, quer pelo estudante de medicina, ou mesmo pelo pesquisador mais generalista — quanto percorrida como leitura instigante por qualquer pessoa bem informada que deseje conhecer o fascinante mundo da investigação científica dos peritos legistas, em busca da verdade acima de tudo, ou da “fidelidade à verdade, custe o que custar”, como reza a epígrafe deste livro, que norteia e inspira o autor.
Não se trata, no entanto, de um livro superficial, de vulgarização deste conhecimento específico, destinado a “popularizar o assunto”.  Pelo contrário, é texto de excelência, detalhista e aprofundado, e se baseia na vasta experiência do Dr. Silveira e no que há de mais atualizado em termos de tecnologia, procedimentos , conhecimento científico e legislação. O diferencial são as habilidades de escritor do Dr. Paulo Silveira que, aliadas ao seu conhecimento e prática, favorecem uma exposição clara e acessível de matéria por si só bastante sofisticada.

FUNDAMENTOS DA NEUROLOGIA – O terreno difícil, mas fascinante da neurologia
ImagemDepois de trazer ao público o instigante Fundamentos da Medicina Legal — escrito no seu estilo direto, em que alia o rigor científico a um discurso de fácil compreensão — o Dr. Paulo Roberto  Silveira nos revisita agora com Fundamentos da Neurologia. Depois de uma breve conceituação e um histórico bastante objetivo da neurologia — e de uma esclarecedora exposição sobre o exame neurológico, com todo o seu arsenal teórico/prático e tecnológico de ponta — Dr.   Paulo Silveira nos guia pelo terreno às vezes espinhoso, mas sempre fascinante da neurologia, ajudando-nos a percorrer com clareza desde as mais importantes síndromes neurológicas, as principais neuropatias e epilepsias (inclusive as afecções epilépticas na criança), até os tópicos menos “populares”, mesmo no ambiente médico, como a hemorragia subaracnoidea, as baropatias neurológicas e psiquiátricas e o traumatismo raquimedular.
Com o objetivo de trazer ao leitor , um pouco da minha experiência como medico especializado  neurocirurgia, desde 1980  quando terminei a  minha residência  de  três  anos de  dedicação total,  no Hospital do Andaraí , e  em neurologia quando terminei o curso de especialização em Neurologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  em  1978. Com consultório a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 427 sala 1205 , em Copacabana, foi desenvolvido o elo com pacientes neurológicos  e neurocirúrgicos que se estendem  ate os  dias atuais.
Ao ser admitido como medico Neurocirurgião no Hospital Estadual Getulio Vargas no idos  de  agosto de  1978,  ate  dezembro de 1990 quando fui transferido para a Rua México 128, no Centro, oportunidade em que trabalhei como medico A  da  Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, ate  a minha aposentadoria  em  13  de   Outubro de 2008. Toda  a  essa  gama  de experiência  em Serviço Publico na Saúde, se cuminou com os  vários textos publicados nos sites: www.drpaulosilveira.med.br e www.drpaulosilveira.com.br e www.cantodoescritor.com.br ícone pergunte  ao Dr. Paulo Silveira e no facebook ícone DR PAULO ROBERTO SILVEIRA MEDICO NEUROPSIQUIASTRA RESPONDE A SUA DUVIDA. Finalmente colocado nas paginas do meu livro FUNDAMENTOS DA NEUROLOGIA.

  • Como vê a revolução permanente da tecnologia médica no Brasil?

O Brasil se encontra entre os mais avançados centros mundiais  de tecnologia médica, sendo referencia para r realização dos congressos  de especializações medicas na America latina, com enfoque especial as cidades do rio de janeiro e São Paulo.

  • Quem é Paulo Roberto Silveira?

Sempre pautei em toda a minha vida pela atualização das minhas especialidades, participando de todos os congressos  e curso de atualizações que os mesmos oferecem.
Formado, em 1975, na Faculdade de Medicina  e Cirurgia da Universidade do Porto, em Portugal, é especialista em neurologia pela PUC/RJ (1983/84). Foi neurocirurgião no Hospital Estadual Getúlio Vargas (1978/90), e no Pronto Socorro de São Gonçalo (1996/98). Atua no setor de Neurologia Forense do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, como perito legista, desde 2000, tendo chefiado o setor entre 2004 e 2008. Dedica-se ainda ao consultório particular, no Rio de Janeiro, e à APAE de Lambari, MG. É também psiquiatra e escritor na área médica.

Ficamos por aqui, mas o autor Paulo Roberto Silveira e a Editora Lumen Juris convida a você a conhecer mais dessas duas obras. Adquira em nossa loja virtual a obra, Fundamentos da Medicina Legal: http://goo.gl/tngqUE

E em breve, Fundamentos da Neurologia.

Deixe uma resposta