Descrição
Esta obra oferece uma leitura didática e inspiradora, vai além dos assuntos jurídicos tradicionais, doutrinas e jurisprudências. Nascido de três artigos, é um livro que aborda temas contemporâneos, explorando as transformações do mundo jurídico e os desafios da sociedade moderna.
A fragmentação das democracias é um tema de grande interesse, especialmente em um contexto histórico em que as instituições democráticas estão sujeitas a riscos de erosão. Inspirada em estudos realizados por cientistas políticos renomados, a matéria aborda como muitos ditadores atuais chegam ao poder democraticamente eleitos e, posteriormente, rumam para o autoritarismo em diferentes graus, após um período de falso verniz democrático. Estudos indicam que o tipo de governo não tem um impacto direto no PIB de um país, mas decorre da estabilidade de suas instituições formais de poder. O risco é que mesmo as democracias mais estáveis podem estar sujeitas a riscos iminentes de fragmentação. É importante compreender o caminho percorrido para evitá-lo.
O valor econômico de um litígio, segundo tema, traz uma perspectiva inspirada em uma nova corrente jurídica que tem ganhado força. Trata-se de um ramo do direito que estuda meios para a solução de conflitos a partir de uma análise interdisciplinar envolvendo outras ciências, sobretudo a economia e a psicologia. Combina conceitos e métodos, integrando os conhecimentos para entender e melhorar o funcionamento do sistema jurídico. Busca tecer sutis reflexões sobre a questão da solução de conflitos e os incentivos que levam às demandas judiciais sob a ótica da Análise Econômica do Direito.
O empreendedorismo jurídico é o último tema explorado no livro, inspirado em mulheres que quebraram paradigmas do passado. Com este tema, a autora busca mostrar como olhar para o passado pode ser inspirador e trazer grandes lições para aqueles que desejam empreender ou se manter no mercado jurídico, repleto de desafios.