Descrição
O Professor Luis Fernando Barzotto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é um dos protagonistas da renovação da filosofia clássica no Brasil, sobretudo no campo da filosofia do direito.
Didáticos, exploratórios e dialéticos, os 16 ensaios desta coletânea demonstram a vivacidade e a força intelectual da tradição clássica da lei natural, como exercício da razão prática. Eles descortinam um horizonte inimaginável aos que permanecem presos na caverna do nosso tempo, com as suas modas ideológicas, individualistas, relativistas e fragmentárias.
Com o distanciamento olímpico de quem não se deixa impressionar com os chavões atuais, Barzotto nos devolve os clássicos da filosofia ocidental, como Platão, Aristóteles, Boécio e Tomás de Aquino, atualizados pela dialética com os autores modernos e contemporâneos, como Hobbes, Rousseau, Schmitt, Arendt, Gadamer, Rawls, Walzer, Dworkin, Fuller, MacIntyre e Finnis.
Pela extensão dos temas e profundidade analítica dos conceitos que elabora, este livro pode ser considerado um manual enciclopédico de filosofia clássica, capaz de nutrir uma nova geração de juristas e pesquisadores, irrigando a reflexão sobre temas candentes do nosso tempo, como dignidade da pessoa humana, direitos humanos, populismo, amizade política e justiça social.
Nenhuma abordagem filosófica séria sobre esses temas pode ignorar os conceitos e desafios propostos por este livro indispensável.
Victor Sales Pinheiro
Coordenador da Coleção Teoria da Lei Natural