Descrição
O trabalho diário enfrentado pelo autor, ao longo de quase três décadas na prática dos litígios urbano-ambientais, lhe permitiu tratar o tema com pro priedade. A experiência lhe conferiu sensibilidade para distinguir a forma mais adequada de apresentar os elementos sustentáveis a serem seguidos quando do reordenamento urbano-ambiental. ... Poderíamos resumir a obra nas pala vras finais do autor ao destacar que: O desenvolvimento das Cidades deve ser muito bem sopesado à luz da Sustentabilidade, respeitando os anseios da So ciedade com o cumprimento da legislação em vigor, seja de Ordem Urbanística ou Ambiental, pois se trata da reforma ou da construção da herança que ficará para as futuras gerações.
Cristina Seixas
... trago aqui a minha constatação do quanto é importante a leitura sequencial de toda essa Obra, com disposição especial para compreender/absorver o ra ciocínio do Autor, e consequentemente para o melhor domínio do tema.
Essa postura trará resultados muito positivos em termos de aprendizagem e estímulos à reflexão continuada dessa temática, cuja relevância, vênia pela in-sistência, é imensa e indiscutível. ... Essa obra de Paulo Antonio Locatelli é um exemplo concreto de Livro esclarecedor e propositor de condutas que façam da tecnologia um poderoso aliado da Sustentabilidade e não o perigoso instru mento que menospreza a eliminação da agressão ambiental.
Cesar Luiz Pasold
Para não incorrer em erros, quem promover a REURB deve percorrer todo o histórico do Município, até chegar aos limites do presente, para compreender os equívocos e omissões do passado, para só então, a partir dessa fronteira com o futuro, cumprir de forma gradual todo o Ordenamento Pátrio vigente, seguindo a Sustentabilidade em todas as suas Dimensões. ... A atuação na defesa do meio ambiente consiste em buscar e do respeito aos bens coletivos, interpretando de forma equilibrada as diversas normas ambientais. Para uma intepretação e atuação homeostática é necessário o componente humanístico fundado na solidariedade e o convívio obrigatório com a multidisciplinaridade, com a ampliação dos conhecimentos básicos do direito migrando para o cam po técnico, pois os direitos coletivos em geral, exigem um grau de conhecimen to que se baseia em outras áreas ..
O autor