Descrição
O título da obra, Terceiro setor, parcerias e a responsabilidade social ambiental , é expressão clara das discussões que são abordadas ao longo do livro. A abordagem é crítica, a autora expõe o estado da arte , reflete sobre o tema e defende as posições teóricas que considera adequadas.
Tendo como pano de fundo a crise ambiental, que demanda a atuação do setor público e privado para a preservação do meio ambiente, a autora busca aliar os interesses das entidades de mercado aos das sem fins lucrativos, que não pertencem ao Estado ou ao mercado, que compõem o denominado terceiro setor. Ao longo do texto, a autora questiona a viabilidade e a possibilidade jurídica de parcerias entre o mercado e o terceiro setor para a preservação do meio ambiente. É em tal contexto que conceitos como função social e responsabilidade social das empresas ganham importância e vem sendo discutidos amplamente nos meios acadêmicos e profissionais.
A autora, subsidiada pela sua atuação profissional, parte da explanação do que é, como atua e da importância do terceiro setor, correlacionando com o novo perfil que tem sido exigido das entidades de mercado. O objetivo central do livro é analisar a possibilidade jurídica de serem estabelecidas parcerias entre o terceiro setor e o mercado. O tema do livro, como se vê, é mais do que atual, situa-se entre as discussões acadêmicas que mais tem ensejado debates na contemporaneidade. De certo, novos parâmetros para a atuação das empresas; a correlação entre empresas e direitos humanos; a distinção entre ética empresarial e filantropia e o papel do terceiro setor no novo modelo de atuação empresarial são temas que tem ensejado grandes debates.