Descrição
Há questões que persistem. Este é um livro sobre algumas dessas questões. A partir da análise da educação, intenta-se revelar que o exercício da cidadania é essencial para a superação do quadro de pobreza e de desigualdade social presenciadas atualmente. Esta temática, assim, nunca foi tão vital, pertinente e necessária como agora. Nas atuais circunstâncias, a educação brasileira precisa de um novo equacionamento. Trata-se de entender a importância da educação de qualidade para a sociedade como pré-requisito da sustentabilidade nacional. Inserida nesse contexto educacional, desponta a questão da distribuição de renda. A presente obra debruça-se sobre questões centrais que precisam ser debatidas, tais como: desigualdade, pobreza, distribuição de renda, globalização, capitalismo, crescimento, desenvolvimento. À luz destas ponderações, chega- se à conclusão de que a iníqua distribuição de renda desafia o mundo globalizado a alterar os seus paradigmas, rever seus dogmas e reinventar a sua história. Um pacto social inédito deve emanar desse novo mundo, para garantir que o maior número de pessoas participe desse tecido social metamorfoseado, reduzindo as desigualdades sociais e melhorando o bem-estar social. A questão é: como fazê-lo? A resposta a esta indagação é extremamente complexa e demanda uma análise profunda de diversos aspectos econômicos, sociais, culturais, educacionais e políticos -, mas que, certamente, convergem para um denominador comum na atualidade: a educação como mecanismo de distribuição de renda. Nesta obra, procuramos transformar o confronto de ideias em construção de um espaço crítico para o debate sobre educação e desigualdade, em suas múltiplas dimensões, a fim de subsidiar o aprofundamento do tema no Brasil, e contribuir para a união indissociável entre a teoria e a prática, da qual tanto necessitamos em tempos de transição para cenários mais promissores.