Descrição
Inez retratou com alma e paixão esse tema, não apenas pela sua fé nos caminhos amigáveis para solução de conflitos, mas também porque sabe, pela sua inteligência arguta e experiência como advogada civil, como distinguir esta trilha das vias tortuosas e burocráticas do Poder Judiciário .
ERNANE GALVÊAS
Ministro da Fazenda e Presidente do Banco do Central
O livro da Inez Balbino é uma louvável contribuição na luta pela modificação de cultura da solução adjudicada e pela ampla capacitação em mediação. A Inez desempenhou papel fundamental na fase embrionária da arbitragem no Brasil, não só organizando palestras e livros, como também ocupando funções relevantes em órgãos como CONIMA e a Comissão de Arbitragem da OAB-RJ. Também foi uma entusiasta de primeira hora da mediação. A confecção deste livro, com seu didatismo, clareza e praticidade, ajudará a levar a palavra da mediação neste momento em que precisa se consolidar no Brasil, para deixar de ser um sonho e passar à realidade .
JOAQUIM DE PAIVA MUNIZ
Presidente da Câmara de Arbitragem da Ordem dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro
Inez é uma sacerdotisa da paz, mediadora nata, por índole e por vocação, como se fosse essa a sua missão no planeta Terra .
MARCELO MELO BARRETO DE ARAUJO
Consultor Jurídico Presidência CNC
Com sua personalidade afável, mas sempre firme em suas convicções, Inez foi uma das precursoras na defesa e divulgação do uso dos métodos adequados para solução de disputas no Brasil. Ao longo de sua trajetória profissional, angariou amigos(as) e admiradores(as) - categorias nas quais me incluo, razão pela qual muito me alegra acompanhar o nascimento dessa obra e dela fazer parte .
MARIANA FREITAS DE SOUZA
Diretora do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e do Instituto de Formação e Certificação de Mediadores Lusófonos (ICFML)
Inez Balbino, advogada e especialista em solução de conflitos, vem atuando nos temas da conciliação e mediação desde o início de sua vida profissional, nos anos de 1990. Com dedicação e estudo, Inez acumulou, no Tribunal de Justiça, na Ordem dos Advogados do Brasil, e na Confederação Nacional do Comércio, um sólido conhecimento teórico e um amplo domínio prático dos métodos de resolução de conflitos. A história pessoal, familiar e profissional de Inez se relaciona fortemente a este tema .
SIDNEY CUNHA
Diretor-Geral do Departamento Nacional do Senac