Descrição
A iniciativa do Professor Janssen Murayama, Mestre em Direito (UERJ) e sócio de Murayama, Afoonso Ferreira e Brechbühler Advogados; da Dra. Anne Ishikiriyama, Brazilian Head of Tax no Merck Group; e do Dr. Kyoji Ishikiriyama, International Tax Manager Latam do Facebook, de coordenar a edição de livro contendo artigos e comentários sobre Direito Tributário da lavra de tributaristas brasileiros de ascendência nipônica, insere- se no rol de atividades em comemoração aos 113 anos da Imigração Japonesa no Brasil e, ao lado de seu ineditismo, é bem-vinda por trazer relevante contribuição para o estudo do Direito Tributário Brasileiro. (...)
Os coordenadores deste livro reuniram uma plêiade de juristas nikkeis brasileiros , afeitos à área do Direito Tributário e ao coordenarem a edição do livro oferecem à cultura jurídica brasileira um escorço do pensamento jurídico elaborado por renomados e consagrados profissionais que têm, além de sólida formação jurídica, um ponto em comum: são todos eles descendentes de imigrantes japoneses, os quais, como mencionado, vieram em busca de sua felicidade pessoal e, pode-se dizer, a alcançaram quando deixaram como legado os seus filhos, netos e bisnetos perfeitamente enraizados no Brasil. (...)
Os autores desta coletânea, ao elaborar seus estudos e trabalhos, dedicaram- se em pesquisas, consultas e reflexões e, tal qual seus antepassados o zeram, no trato e no labor da terra, tornando-a fértil e produtiva, para a grandeza do Brasil, oferecem, agora e ao seu turno, o resultado de seus esforços como um preito de gratidão e reconhecimento à generosa terra e ao povo brasileiro, do qual fazem parte, como uma homenagem aos seus antepassados que adotaram o Brasil como sua pátria do coração. A admiração recíproca dos recém-chegados e de seus anfitriões, como num caso de amor à primeira vista, tal como de início mencionado, persiste em seus descendentes sob a constelação do Cruzeiro do Sul.
Massami Uyeda, brasileiro, nissei , filho de Ichiro Uyeda, imigrante aportado em 1928, natural de Hyogo-ken e de Sizue Uyeda, imigrante aportada em 1917, natural de Saga-ken. Ministro do Superior Tribunal de Justiça (2006 a 2012).