Descrição
Nota-se, sem grandes margens para dúvida, ser a corrupção no Brasil um problema sistêmico. Em verdade, tal agrura dos governos republicanos vai muito além dos meros atos de troca de vantagens indevidas. Está entranhada nas instituições, criando círculos de dependência no cerne do funcionamento das estruturas sociais. Preocupado com esse cenário de aumento significativo da percepção sobre a corrupção no Brasil é que Flúvio Garcia escolheu esse tema para ser desenvolvido em pesquisa de Doutorado (...). Somando uma perspectiva histórica a outra moderna, própria dos novos meios digitais de enfrentamento à criminalidade, a tese teve por objetivo formular inovadora proposta para novas estratégias de confronto a tais delitos a partir das ideias de transparência, participação popular e direito à informação pública. A cultura cidadã funciona, assim, como barreira e controle da corrupção política.
Para além da carreira docente, (...) Flúvio Garcia desempenha diuturnamente e com brilhantismo o cargo de Delegado da Polícia Federal, acompanhando, sob uma perspectiva interna e diligente, o trabalho de tal instituição na prevenção e combate à corrupção no Brasil.
Sem o escopo de esgotar a pesquisa realizada pelo agora Doutor em Direito, cabe apenas ressaltar sua conclusão fundamental de que o incremento da cultura democrática, aliada às novas tecnologias propulsoras da participação e controle social podem contribuir de maneira efetiva para frear e inibir as relações espúrias entre poder público e agentes do mercado intencionados a fraudar a concorrência e obter vantagens por meio de trocas ilícitas. Trata-se de devolver à população sua legitimidade democrática na contenção dos abusos do poder público, como forma de desestímulo às práticas ilícitas.