Descrição
O presente livro foi produzido graças uma bolsa de estudo que as ex-alunas brasileiras de Linda Bimbi instituíram para prestar homenagem à educadora italiana. O projeto foi realizado em parceria entre o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB (NCDH) e a Fundação Lelio e Lisli Basso (FLLB) de Roma.
A pesquisa foi realizada utilizando como fonte principal os arquivos digitalizados da Fundação Basso sobre a Anistia, e convidando estudiosos e protagonistas daquela época para comentar a relevância histórica e a atualidade desta efeméride.
O tema central do livro é a memória dos 40 anos da Lei de Anistia no Brasil, com suas luzes e sombras, na perspectiva de rememorar o passado para contribuir com o presente. Os textos reconstroem a cronologia das anistias no contexto de opressão, lutas e resistências ao longo de toda a história brasileira até hoje; abordam os momentos cruciais e os protagonistas da luta pela Anistia ampla geral e irrestrita dos anos setenta; evidenciam as contribuições da Fundação Lelio Basso através da solidariedade internacional; promovem balanço histórico das consequências da anistia, das suas falhas e dos seus acertos, no processo de justiça de transição; apresentam algumas experiências de Educação para o Nunca Mais no Brasil e no Chile.
Trata-se de uma obra coletiva necessária e urgente em tempos de negacionismo histórico e de retorno do autoritarismo e dos fantasmas da ditadura militar.
Quem controla o passado, controla o futuro. George Orwell, 1984.