Descrição
Descolonizar a Constituição significa trazê-la de volta à terra. Retroceder no tempo-espaço e olhar para a frente para trazer as reivindicações do passado histórico para transformá-las em opções que podem ser liquidadas no presente para financiar os projetos de maior justiça e acesso a serviços básicos para muitos, bem como para enfrentar os desafios que nos chegam do futuro. Da mudança climática a uma maior liberdade e igualdade, este é o caminho. Como Fernanda Bragato mostra em seu livro mais poderoso até hoje, caminhamos do passado-futuro de nossos ancestrais indígenas e afros, voltando como um retorno escolhido para desafiar criticamente as possibilidades de nossas atitudes e instituições republicanas e criar outras diferentes. Fernanda mostra isso. Este é o caminho.
Oscar Guardiola-Rivera,
Professor de Direitos Humanos e Filosofia Política, Universidade de Londres.
Esta obra abre um importante espaço para repensar, de forma crítica e descolonial, a tradição da modernidade eurocêntrica dos Direitos Humanos e da condição de Dignidade da Pessoa Humana, contribuindo para superar seus limites, abstrações e incongruências, propondo, desafiadoramente, uma virada marcada pela transgressão, ruptura e pluriversalidade .
Dr. Antonio Carlos Wolkmer,
Professor Emérito do CCJ/PPGD UFSC.
A obra da Profa. Fernanda Bragato propõe uma releitura inovadora da Constituição de 1988, e nos interpela a conceber a dignidade humana a partir de uma concepção pluriversal, não eurocentrada e descolonial .
Profa Dra Karine de Souza Silva
UFSC