Descrição
Eduardo de Oliveira Leite é um autor admirável e responsável. Conhecedor profundo de História, de Literatura e de Direito está sempre interessado em desvendar os segredos e os mistérios do Ser Humano. Tudo que é próprio do homem e de sua dignidade desperta nele o interesse que justificou o corte metodológico que deu a este trabalho, quando analisou ambientes literários onde a humanidade do ser se revela, em cenários para observação da experiência humana.
(...)Professor de Direito de Família e conhecedor da miséria humana, sabe dos malefícios que os pais acarretam, muitas vezes, aos filhos e revive o tormento de Franz Kafka (...) Como Jurista conhece os segredos do processo e da engrenagem por vezes, perversa do Judiciário.
(...) Sua sensibilidade para buscar a verdade e exercitar a misericórdia é o ponto condutor de sua análise literária (...) A obra de Eduardo Leite nos encanta e nos ensina. Ela consegue lançar o alerta do perigo do silêncio, do argumento de má-fé e do desamor, ao mesmo tempo que prenuncia que mesmo no silêncio se pode ouvir o brado de sua esperança.
(Do Prefácio da Desa. Rosa Maria de Andrade Nery)