Descrição
A educação tem que ser uma praxe que se consolidará ao longo do tempo e se definirá como virtude a formação e as transformações dela decorrente, pois a praxe e a virtude aliada aos princípios educativos norteará a conduta de vida em sociedade, sobretudo após os seres humanos criarem o pacto social para afastarem o contínuo estado de guerra e poderem usufruírem a liberdade com segurança e tranquilidade assegurado na Constituição, pois estes valores estão acima de qualquer ideologia e não desaparecem com a prisão, especialmente a dignidade da pessoa humana.
Os seres humanos por sua essência, são inacabados e diferentes de todos os seres da natureza e os fazem conscientes da incompletude e da inconclusão, sendo mister impulsioná-los para a plenitude e para a conclusão, cuja educação será capaz de sobrepujar o que são e para o que querem ser, plenos e concluídos, mesmo porque, o homem pode converter-se no mais divino dos animais, sempre que se eduque corretamente; converter-se na criatura mais selvagem de todas as criaturas que habitam a terra, em caso de ser mal-educado, por isso, transformar o comportamento das pessoas encarceradas via processo de conscientização e formação para retornarem à sociedade, cujo objetivo da inclusão da educação efetiva e transformadora no sistema carcerário e afastar a crença de que os reeducandos são irrecuperáveis, pois as verdades nada mais são do que um problema de tempo e de espaço, no qual, o conhecimento pode alterar o seu conteúdo na medida em que os horizontes intelectuais se alastram ou diminuem.