Descrição
Os dados, segundo a revista britânica The Economist, são o novo petróleo. O commodity que fez de John D. Rockefeller o homem mais rico do mundo agora perdeu espaço, eclipsado por esta nova forma de ativo digital. Em plena era da informação, nada vale mais do que a informação em si, e o poder dos dados não passou despercebido. O Big Data tornou-se um modelo de negócios extremamente proveitoso, um mercado explosivo, crescente e desprovido de regulação minuciosa. Inseridos nesse mercado, os dados, um câmbio volátil até então incompreendido, passaram a ser parte indispensável do cotidiano. Seu valor, embora presente, nunca foi devidamente reconhecido, tampouco explorado, até recentemente.
Frente ao cenário altamente informatizado que se instala e se desenvolve no mundo inteiro, este livro tem como objetivo aferir o papel que a proteção de dados tem a desempenhar no crescente uso dos dados. A tendência de padronização nascida na União Europeia sugere que os dados, desde já, se tornaram um elemento essencial do comércio, diplomacia e política externa dos Estados. Sua proteção, portanto, requer um sistema sólido e complexo, capaz de resguardar os direitos dos cidadãos na era digital uma missão que estende-se à sociedade global como um todo.