Descrição
Hoje praticamente todos os negócios migraram de alguma forma para o ambiente digital e nele exercem a concorrência e lutam por um lugar no mercado. Por isso, o mundo da Internet está cada vez mais povoado por anúncios que tem por objetivo fidelizar clientes a determinadas marcas.
Entretanto, se o ambiente informacional, por um lado, promove a propagação das marcas, e, por conseguinte, do consumo, por outro lado também aumenta as possibilidades de violações e os riscos a que são expostos os titulares de direitos marcários. De fato, novas formas concorrenciais surgem nesse contexto e algumas situações não foram sequer imaginadas pelo legislador. E é exatamente uma dessas problemáticas que a obra se propõe a investigar. Após análise de mais de duzentos processos, este livro objetiva traçar um panorama sobre o atual entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo em relação à caracterização de concorrência desleal nos casos em que há a utilização da marca-alheia como palavra-chave nos links patrocinados.
O tema se revela de extrema importância no momento em que se verifica um movimento da economia industrial para a digital, sendo a internet um dos pilares da sociedade economicamente desenvolvida. Além disso, este livro apresenta uma aplicabilidade prática interessante aos consumidores, empresários e equipes de marketing, tendo em vista que pode auxiliar nas estratégias de divulgação da marca na internet, com a certeza da licitude da ação.
Amanda de M. Zimmermann
Liz Beatriz Sass