Descrição
(...) se é verdade que a Inteligência Artificial pode oferecer múltiplos benefícios econômicos e sociais a toda a população, otimizando as atividades em geral e a apropriação dos recursos existentes, a utilização da inteligência artificial na automatização de certas tarefas pode contribuir para a ocorrência de resultados distorcidos, que apresentem um caráter tendencioso, contrários à expectativa normal de que decisões tomadas por sistemas automatizados sejam imparciais e isentas. (...)
Desde logo me chamou a atenção o fato de que o autor dedicou um espaço significativo do trabalho para a discussão dos elementos técnicos que são utilizados na análise da problemática do viés algorítmico. Esse estudo é feito pelo autor de forma abrangente e minuciosa, tratando das diferentes questões de uma maneira cuidadosa e demonstrando amplo domínio da base técnica. Não é fácil encontrar um estudo de questões técnicas feito por um profissional do Direito que forneça ao leitor uma análise densa e ao mesmo tempo clara, sem o vício da tecnicidade.
Portanto, a grande utilidade deste trabalho é oferecer ao leitor um estudo multidisciplinar do tema do viés algorítmico, conjugando com a mesma profundidade e eficiência a questão técnica e a questão político-jurídica. Trata-se de uma obra de referência na bibliografia da Inteligência Artificial. (Prefácio, Prof. Dr. Manoel J. Pereira dos Santos)