Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

Normas básicas para submissão de material ao Conselho Editorial do Serviço Social (e áreas afins) para parecer, visando à publicação científica na editora Lumen Juris.

 

 Normas Básicas

1-Os trabalhos  com evidente relevância na conjuntura profissional e social deverão ser encaminhados ao e-mail: servicosocial@lumenjuris.com.br , até 1 de julho (no 1º semestre) e até 1 de dezembro (no 2º semestre). O material encaminhado a partir do dia posterior a cada um dos indicados só poderá ser considerado para o semestre seguinte.

2- O material encaminhado à editora será submetido aos pareceres de membros do Conselho Editorial do Serviço Social (e/ou, salvo juízo do Conselho, a pareceres ad hoc) e terão o prazo para resposta favorável da editora de, no mínimo, 120 dias e, no máximo, 210 dias úteis, a contar do dia 1 de julho (encaminhado no prazo do 1º semestre) ou do dia 1 de dezembro (encaminhado no prazo do 2º semestre). Não ocorrendo qualquer contato da editora nos prazos indicados, o trabalho não assegurou recomendação para publicação no período, podendo ser reapresentado em outro momento, salvo juízo do(s) autor(es) e/ou organizador(es).

3- Os trabalhos (livros de um a três autores, no máximo, ou coletâneas de vários autores) têm que ser encaminhados completos — prefácio (entre 2 e 6 página)], orelhas (1/2 a 1 págin), 4ª capa (até 15 linhas) e miolo ( aprox. 200 páginas) — e com a 1ª revisão realizada sob a responsabilidade do(s) autor(es) ou organizador(es), assegurando a qualidade do texto [clareza, adequação e consistência teórico-analítica do conteúdo, respeito às regras gramaticais e às normas científicas.

4- A coleção Coletânea Nova de Serviço Social, sob a coordenação das Profª(s) Drª(s) Valeria Forti e Yolanda Guerra, também poderá receber trabalhos para apreciação sob os mesmos critérios (normas e prazos), sendo que, para fazer parte da coleção, o(s) organizador(es) da coletânea enviada deverá(ão) indicar a intenção de publicação em tal veículo, prioritariamente. Caso não possa ocorrer a publicação na coleção Coletânea Nova de Serviço Social, seja por excesso de demanda ou outro motivo qualquer, o material poderá ser publicado independente da coleção, caso haja recomendação do Conselho.

5- Os textos deverão ser encaminhados com fonte arial tamanho 12, em espaço interlinear de 1,5 cm, todas as margens com 2,5 cm, tipo papel tamanho A4. Estas dimensões incluem as referências bibliográficas completas e possíveis ilustrações.

6- O(s) texto(s) deverá(ão) ter o nome completo do(s) autor(es), sua formação profissional, títulos acadêmicos, cargos, nome e endereço completos da instituição a qual está(ão) vinculado(s). Se for livro, o mini-currículo do autor(es) deve ser colocado na orelha, no final do texto e da credencial de quem fez o texto desta seção, ou seja, da orelha. No caso de coletânea, em rodapé de cada artigo ou como na Coletânea Nova de Serviço Social em item SOBRE OS AUTORES, em ordem alfabética, antes do sumário.

7- o título do texto ou artigo deve constar de, no máximo, 10 palavras. Além disso, o autor (es) ou organizador(es) deve(m) encaminhar resumo da obra, em página a parte, de até 15 linhas. Se publicada, isso servirá para sua divulgação.

8- Todo material deve ser encaminhado em português, respeitando às regras gramaticais vigentes.

9- As notas de rodapé devem ser evitadas. Entretanto, quando indispensáveis, não deverão exceder o espaço estritamente necessário e, se possível, até 5 linhas. Além disso, o número referente à nota deverá sempre vir após a pontuação, caso esta esteja ao lado, ex: A ontologia do ser social é um estudo complexo e necessário.²

10- Os trabalhos enviados à editora devem ser inéditos. O Conselho Editorial de Serviço Social reserva-se o direito de exclusividade na publicação, cabendo ao mesmo avaliar as exceções.

11- O Conselho Editorial do Serviço Social reserva-se o direito de sugerir aos autores modificações para publicação, caso avaliem necessárias.

12- Os originais enviados à editora serão considerados definitivos; os não recomendados para publicação serão inutilizados.

13- Não serão publicados artigos que atentem contra a ética profissional do Serviço Social, que violem os direitos humanos, que emitam preconceitos de qualquer natureza ou pontos de vista incompatíveis com a linha editorial do Serviço Social nesta editora. .

14- Os textos devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas 2 Consultar…… Técnicas (ABNT), conforme exemplificação a seguir.

 

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

As citações e referências constantes nos textos entregues pelos autores à editora para possível publicação são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

  • As citações devem seguir a orientação autor-data (GUERRA, 2008, p. 12); citação de até 3 linhas no corpo do texto tem que ser entre aspas e fonte igual à do texto. Quando a citação ultrapassa 3 linhas tem que ser fora do corpo do texto, com recuo idêntico ao do parágrafo, sem aspas ou qualquer outro modo de destaque, com fonte 11 e espaçamento interlinear SIMPLES. A margem direita deverá ser idêntica à margem do texto.

 

Quanto ao nome do autor da citação, nos dois casos acima:

 

a1- no corpo do texto a grafia será normal, ex: Segundo Fávero (2002, p. 18); a2- se dentro de parênteses [citação em recuo ou não o nome será em caixa alta, ex: A análise da sociedade brasileira é inevitável ao estudioso das legislação social (ROCUMBACK, 2004, p. 12). OBS: a pontuação é após parêntese.

  • Referências Bibliográficas (no FINAL do trabalho)

As referências bibliográficas são obrigatórias e só devem ser feitas da bibliografia efetivamente utilizada pelo(s) autor(es) para estudo/construção do texto apresentado para parecer. Apresentaremos alguns exemplos (podem ser reais ou ficção)

 

 Livros (obra completa): O sobrenome do autor é em caixa alta, o título é em itálico e subtítulo é em grafia normal, ex:

 

FORTI, Valeria. Ética, crime e loucura: reflexões sobre a dimensão no trabalho profissional. 2ª ed. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2010.

 

Capítulo de livro

 

Observe-se que o título do capítulo é em grafia normal e o do livro de onde foi extraído em itálico

PEREIRA, Larissa Dahmer. Mercantilização do ensino superior e a precarização do trabalho docente: faces da negação do direito social à educação. In: MARCONSIN, Cleier e MARQUES, Mª Celeste Simões. Trabalho e Direitos: conquistas e retrocessos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

 

Artigo de revista (periódico)

 

GUERRA, Yolanda. O projeto profissional crítico: estratégias de enfrentamento das condições contemporâneas da prática profissional. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, set. 2007, p. 5-33.

 

Dissertações ou teses:

 

PEREIRA, Tania Dahmer. O guarda espera um tempo bom. Rio de Janeiro, tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ, 2007 (original inédito).

 

Jornal (ex. fictício)

DORNELLES, João Ricardo W. Os direitos humanos na realidade brasileira. Quem os defende? O Correio Literário, São Paulo, 31 de fevereiro, 2025. Para debater, caderno 2, seção Os direitos, p. 12.

 

 Meio Eletrônico (ex. fictício)

 

A segurança pública em debate. União Brasileira de Escritores. São Paulo, 2001. Disponível em http://www.ube.org.br . Acesso em 31 de fevereiro de 2006.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: todos os termos em língua estrangeira devem ser em itálico, inclusive ibidem, idem, apud etc.

Conselho Editorial

Inês Alegria Rocumba
Mª Celeste Simões Marques

Valeria Lucilia Forti
Yolanda Aparecida Demétrio Guerra

Conselho Consultivo

Cleier Marconsin
Eunice Teresinha Fávero

João Ricardo Wanderley Dornelles
Tania Mª Dahmer Pereira

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.