Descrição
O novo Coronavírus apresentou-se para o mundo como o Anjo caído que nos fez temer, como não acontecia há tempos em uma época de galopante descrença no Apocalipse, as terríveis profundezas do inferno. Como um Cavalo de Troia, o inimigo invisível viralizou pelo planeta uma doença travestida de gripe: a Covid-19. Recebendo as notícias com estranheza, indiferentes, mas logo atônitos e estarrecidos, de repente nos vimos impotentes ante a avalanche de mortes que sulcou a Terra em todos os cantos do mundo!
Isso bastou para que, em um instante que pareceu eterno, nos sentíssemos perdidos, desguarnecidos e com muito medo, ainda que incrédulo ou interdito, de ser o próximo da lista desconhecida e irrefreável, que já enumera mais de 400 mil mortos no Brasil. Nossa única esperança: a vacina. Enquanto isso, o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento e isolamento social se consolidaram como procedimentos absolutamente obrigatórios a quem deseja adiar o quanto possível for o contágio pelo novo Coronavírus e a consequente Covid-19. Neste livro, os autores se dedicam a demonstrar e qualificar os estragos da pandemia, mas também os avanços tecnológicos extraordinários desencadeados de forma não menos avassaladora.
O Futuro antecipado: contágio, luto e regeneração da sociedade no século da Covid-19.
Suplemento Especial da Supergincana Artística, Científica & Cultural da AJES 2020: Coleção Supergincana AJES / Clodis Antonio Menegaz, Alcione Adame, Cláudio Silveira Maia (orgs.) Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.