Descrição
O livro em suas mãos é uma ousada provocação aos estudos de direito e arte no país. Fruto da dissertação de Mestrado em pasme Direito, de Amanda Muniz Oliveira, a obra propõe uma teoria de direito e rock baseada em um referencial teórico pouco estudado nas academias jurídicas brasileiras: os Estudos Culturais.
Utilizando como objeto de estudo Raul Seixas, o pai do rock brasileiro, a autora pretende demonstrar que o cantor propagava em suas canções distintas representações sobre o direito, reflexo direto das lutas e tensões sociais nas quais o artista se insere.
Entretanto, mais que apresentar os resultados da pesquisa sobre o direito em Raul Seixas, o presente livro ainda tem a ousadia de propor uma possível teoria de direito e rock, a partir da valorização da cultura pop em geral, demonstrando como o suposto menor valor artístico dessas produções são baseados em discriminações vazias e limitantes.
Em outras palavras, seja você leitora/leitor do funk, do rap, da cultura nerd, do RPG ou dos games, esperamos que a obra lhe forneça fundamentos para demonstrar porque o direito deve se preocupar também com essas manifestações culturais, tão legítimas e importantes quanto Shakespeare, Tolstói ou Dostoiévski.