Descrição
A obra jurídica intitulada MAQUIAGEM PUBLICITÁRIA À LUZ DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UMA FORMA DE BURLA AO NOVO IDEAL DE CONSUMO IDENTITÁRIO destaca as novas e sofisticadas técnicas publicitárias orquestradas pela indústria cultural de massa na contemporaneidade em evidente prejuízo ao consumidor.
Nesse contexto, a maquiagem publicitária, além de invadir lojas físicas e plataformas digitais, fomentando o ato de compra compulsivo, em um evidente círculo vicioso de consumo, mascara condutas empresariais despidas de quaisquer práticas protetivas do meio ambiente, das relações laborais ou da inclusão de grupos sociais historicamente marginalizados, mas que são hasteadas como verdadeiras bandeiras representativas da imagem e do branding de algumas corporações.
A temática necessita ser debatida como forma de mitigar e superar publicidades enganosas que viciam a livre e desembaraçada escolha do consumidor, o qual encontra-se inserido em rotina atribulada, com diversos compromissos profissionais e pessoais, cada vez mais vulnerável nas relações de consumo.
Portanto, a perspectiva gregária, por vezes adormecida, deve ser restabelecida a partir de alternativas viáveis, elencadas neste livro, para o exercício de um genuíno empoderamento do consumidor diante dos danos oriundos da publicidade ilícita.