Descrição
A obra explora um tema fundamental na saúde: a autonomia dos pacientes com a doença de Alzheimer na tomada de decisão nos cuidados em saúde. O livro destaca, com aportes na bioética e nos direitos humanos, o Plano Avançado de Cuidado (PAC) como um mecanismo formal na Tomada de Decisão Apoiada (TDA) alicerçado na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD).
Introduz o PAC como um processo dialógico e voluntário que abarca todos os personagens do encontro clínico: paciente adulto com capacidade decisional, entes queridos, cuidadores e profissionais de saúde com o escopo de garantir ao paciente o direito de tomar decisões, ou tornar conhecida diretrizes que servirão para nortear futuras decisões no campo dos cuidados em saúde com base na sua vontade e preferências. Além disso, promove e viabiliza o paciente como protagonista e agente de sua própria vida.
Este livro apresenta o PAC como uma “voz” que guiará a tomada de decisões nos cuidados em saúde em simetria com a vontade e preferências do paciente quando esse se encontrar severamente debilitado.