Descrição
A ideia de objetividade é, por certo, um elemento importante dos dramas intelectuais e culturais do nosso tempo. Sua presença tem sido particularmente visível no contexto das pesquisas acadêmicas e científicas, mas também se faz notar nas discussões e decisões do direito e da política.
Na verdade, a busca por critérios objetivos parece algo comum na história humana; e o mesmo poderia ser dito do desconforto que sentimos diante de posturas demasiado pessoais e subjetivas: em geral, tendemos a rejeitar esse tipo de postura, preferindo critérios mais impessoais para julgar as coisas. Há um claro conflito aqui, o qual parece visível em todos os tempos, mas que é particularmente crítico na atualidade.
Apesar de toda a importância da objetividade, nota-se uma curiosa lacuna nos estudos a seu respeito: poucas são as pesquisas mais sistemáticas sobre essa ideia. Assim, cabe perguntar: o que queremos dizer quando usamos termos como objetivo e objetividade ? É, pois, a esse tipo de pergunta que o presente livro procura responder.
Trata-se de um trabalho rigoroso em filosofia, fruto de uma tese de doutorado nessa mesma área, em que o autor procura delinear aqueles que lhe parecem ser os pressupostos teóricos mais importantes para o conceito de objetividade.
Victor Sales Pinheiro
Coordenador da Coleção Teoria da Lei Natural