Descrição
A vida moral e social é marcada por escolhas. A Ética é a disciplina filosófica que procura compreender esses dilemas morais, elucidando os princípios e critérios para sua eventual composição racional.
Diante da permanente controvérsia do aborto, há quem defenda posições céticas, subjetivistas e relativistas, demitindo a inteligência moral e reduzindo a questão à polarização política, à imposição da força da maioria legislativa ou da minoria judiciária, censurando quem pense o contrário e excluindo do debate argumentos favoráveis ao direito à vida desde a concepção.
Contribuição importante para nossa bibliografia jurídica e filosófica, esta obra contorna com elegância o rebuliço ideológico e a mistificação retórica, cumprindo o que se espera de uma pesquisa acadêmica séria: elucidação dos termos científicos e filosóficos e encadeamento das proposições relativas ao direito à vida diante do aborto voluntário. Seu procedimento é rigorosamente lógico (porque formula seu argumento na forma de silogismos sucessivos) e dialético (porque contrasta as premissas com as concorrentes).
Partindo da objetividade moral e do ponto focal da questão - o status moral do embrião humano -, Haroldo Duarte recepciona a Nova Teoria da Lei Natural de Finnis, George e Lee com propriedade e generosidade didática, renovando o debate que esses autores promoveram com teóricos abortistas como Tooley, Thomson, Dworkin e Sandel.
Não considere que você já refletiu suficientemente sobre a questão, antes de ter meditado sobre os argumentos deste livro necessário.
Victor Sales Pinheiro
Coordenador da Coleção Teoria da Lei Natural