Descrição
Os Tribunais de Contas são espaços democráticos, presentes em todos os entes federativos brasileiros. A abrangência e a solidez dessas instituições de controle lhes proporcionam enorme potencial para contribuir para o melhor uso dos recursos públicos em benefício da sociedade em todo o País, verdadeiras parceiras no aperfeiçoamento da gestão pública, na indução de melhorias nas políticas e no fomento à transparência e inclusão dos cidadãos no acompanhamento da ação do Estado.
Destacar a relevância dos Tribunais de Contas passa por lembrar também das pessoas que construíram sua história. Neste ano de 2023, celebramos o centenário de uma mulher cuja distinta trajetória merece especial destaque nas cortes de contas: Lindalva Torquato Fernandes, que, há 62 anos, se tornou a primeira mulher no Brasil a ocupar o cargo de conselheira de um Tribunal de Contas, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN).
Mulheres como Lindalva abriram portas para que outras se inspirassem e não temessem buscar o seu espaço em diversos campos profissionais. ...
Este livro, além da justíssima homenagem a Lindalva Torquato, traz biografias brilhantes de mulheres que atuaram e atuam com competência, zelo e dedicação ao bem público. Políticas, gestoras, conselheiras, ministras, técnicas, que, ainda hoje, precisam ser desbravadoras para se inserir em espaços de poder e de influência .
Ana Arraes
Ministra Emérita do Tribunal de Contas da União