Descrição
Tendo como objetivo o lucro e integrada de forma estrutural ao próprio conceito de jornalismo, as Empresas Jornalísticas, entendidas como uma atividade organizada de coleta, preparação e distribuição de notícias, comentários e informações por meio de mídia impressa e eletrônica como jornais, revistas, livros, blogs, webcasts, podcasts, redes sociais e sites de mídia social e e-mail, bem como através do rádio, filmes e televisão, se caracterizam como negócio de particular relevância no âmbito da atual Sociedade da Informa&cc edil;ão em que vivemos. Neste cenário, alguns veículos de comunicação assumiram posturas empresariais, formando grandes conglomerados midiáticos (jornais, revistas, rádio, televisão e internet) de abrangência em todo o mundo(empresas jornalísticas transnacionais)e de repercussão global. Destarte as empresas jornalísticas transnacionais que desenvolvem suas atividades econômicas em nosso País, usando principalmente a informação no âmbito do meio ambiente digital(informação como bem ambiental), estão submetidas ao que determinam as superiores normas constitucionais em vigor. Visando por via de consequência encontrar e apresentar os fatos para divulgação em proveito das pessoas não guardam as Empresas Jornalísticas qualquer compatibilidade com notícias que são intencionalmente e comprovadamente falsas e podem enganar os leitores (noticias falsas/fake news) respondendo no plano normativo em face de lesão a direitos conforme orientação de nossa Carta Magna.