Descrição
O problema das cidades no Brasil e no mundo reflete uma série de mazelas: êxodo rural acelerado, incapacidade financeira dos municípios para a promoção da erradicação de favelas e impasses legais. Somam-se todas as consequências das especulações financeiras e imobiliárias, acumulando desafios existenciais para a vida urbana. No entanto, cidades médias inteligentes podem desafogar os grandes centros urbanos.
A opção pelo SIMPLES socorre as pequenas unidades empresariais, onde estão 68% dos empregos. A importante reforma do ISS no âmbito do IBS traz um aumento expressivo de alíquota, o que representa um desafio, pois é indispensável gerar emprego e renda em uma nação com 54,3 milhões de pessoas recebendo Bolsa Família.
Este livro responde algumas perguntas: Como desenvolver a arrecadação própria nas cidades para erradicar favelas e expandir o bem-estar social? Como tornar a arrecadação tributária municipal inteligente? Até onde as políticas públicas são bloqueadas pelo crime organizado? Como Medellín e Bogotá fizeram para superar seus impasses? Como empreender uma governança estratégica? Como evitar a escravidão tecnológica e novos riscos na gestão municipal? As receitas próprias devem dar suporte à implementação de smart cities voltadas à edificação de cidades pacíficas e sem favelas.