Descrição
Nesta obra, o(a) leitor(a) encontrará um conjunto de quatro textos cujo fio condutor são os direitos humanos. O primeiro deles discorre sobre os direitos humanos e seu viés universal em sociedades multiculturais, ideia que é contextualizada no texto seguinte a partir da mutilação genital feminina. No terceiro texto, a discussão reside em problematizar o ideal da dignidade da pessoa humana, fundante dos direitos humanos, relativamente às pessoas presas e ao sistema prisional brasileiro. Por fim, a temática dos direitos humanos é abordada sob a perspectiva da América Latina, especificamente a partir de casos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
Não tenho a ambição (e nem a ousadia) de almejar que este livro provoque em seus(uas) leitores(as) a mesma virada de chave que meu pai teve quando da minha banca de dissertação de mestrado. Infelizmente, os textos, cada vez menos lidos, nem sempre têm essa potência. Entender os direitos humanos e a sua importância demanda um sentir que é de outra ordem: é do nível do olfato, do tato, do paladar (e também da falta dele).
Meu desejo mais genuíno é o de que possamos vivenciar os direitos humanos a partir de experiências reais, concretas, viscerais, que nos atravessem por inteiro, que nos constituam (ou nos desintegrem) e que, afinal, nos transformem, porque, como disse Domingos Pellegrini, você pode crer em mudanças quando duvida de tudo .