Descrição
Esta obra reúne os ensaios apresentados pelos alunos da disciplina Filosofia dos Direitos Humanos e Ética da Vulnerabilidade do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, que procurou realizar uma discussão filosófica sobre o tema dos direitos humanos conectando-o com a noção de vulnerabilidade, especialmente tal como ela é abordada por autores como Emmanuel Levinas, Corine Pelluchon e Judith Butler.
Os ensaios partem de um mesmo pano de fundo. Eles foram escritos tendo como inspiração: 1) uma fotografia de Thiago Fogolin que retrata um morador de rua apontando para uma ferida exposta em um olho ausente; 2) o curta-metragem Dia sim, dia não , de Eveline Costa; e 3) três perguntas: a) Tenho eu direito a ser?; b) Será que no mundo eu não ocupo o lugar de alguém?; e c) O que me torna digno de ter direitos humanos?
Com esta publicação, é também lançada uma esperança: a de contribuir para a sensibilidade ao sofrimento inútil que o homem é capaz de infligir aos seus companheiros de humanidade.