Descrição
No Brasil, o agronegócio é expressivo em números, em atividades e em inovações principalmente no que tange ao desenvolvimento de culturas em diferentes regiões. O principal motivo do avanço de diferentes culturas nas mais diversas regiões do país está ligado ao investimento no desenvolvimento de cultivares.
Uma cultivar é o resultado de um melhoramento de planta que torne diferente das demais adquirindo características como porte, resistência a doenças e coloração, mantendo-se ao longo das gerações, possibilitando assim de serem adaptadas em clima e regiões com características distintas do usual do cultivo. Essa tecnologia é considerada a principal e a melhor inovação para o sucesso da agricultura brasileira. Entretanto, a sistemática de proteção de cultivares gera questionamentos sobre sua efetividade para garantir os direitos dos desenvolvedores frente a utilização das tecnologias pelos agricultores, devido a exceções previstas na legislação.
Assim, o texto busca analisar o contexto econômico do agronegócio do Brasil, observando seu crescimento e desenvolvimento, com foco no melhoramento vegetal e os direitos de propriedade intelectual ligados à atividade, buscando observar a legislação atual frente às práticas do mercado e os desafios dessa atividade, apresentando possíveis soluções ao problema.