Descrição
Com muito jubilo, apresento o livro de Thayane Martins Rocha Cordeiro, que tem por lastro sua dissertação de mestrado, e que aborda tema de primeiríssima importância para a sociedade e para a conscientização das pessoas: a educação ambiental. A mesma que proporciona o cultivo a valores sociais de grande estirpe, conhecimentos, habilidades e, principalmente, competências voltadas para a tutela do ambiente e para a construção de uma sociedade humanista, holística, democrática e participativa.
O texto aborda aspectos da educação tradicional e da chamada nova escola, aquela construída com o escopo de modificar os processos educativos, tornando o aluno o principal sujeito do processo acadêmico. Mas não é só, pois o texto não olvida o tempo hodierno da quarta revolução industrial, da era tecnológica, e propõe a educação 4.0 como método inovador de trabalhar o ensino e a aprendizagem aliado às chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação, de molde a proporcionar novas experiências no processo educativo marcado pela transdisciplinaridade.
E, para tanto, a autora se vale de importantes referenciais teóricos no campo educacional: Paulo Freire, com a autonomia do discente; Enrique Leff, com a proposta da unificação dos saberes, e Edgar Morin, a partir de um paradigma de complexidade que permite a inserção do aluno como sujeito do processo. Já no campo da tutela do ambiente, e no que no texto há de específico, a tutela animal, trabalha-se a teoria da senciência, de Peter Singer, a partir de quem se discorre sobre o princípio da igual consideração de interesses e da dignificação dos animais como verdadeiros sujeitos de direitos.
Trata-se, portanto, de obra de imprescindível consulta, moderna e propositiva de autonomia e empoderamento do discente para as demandas ambientais e de respeito aos animais.
Luiz Gustavo Gonçalves Ribeiro
Professor do Programa de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Dom Helder-Escola Superior.