Descrição
A obra é fruto de pesquisa de pós-doutorado realizado na PUC/PR e versa sobre um assunto ignorado pela sociedade, pelas políticas públicas, o desaparecimento de pessoas. Por certo que o tema é de relevância máxima, analisa a dramática situação de tantos brasileiros que tomam rumo ignorado por razões diversas. Citam-se alguns motivos dos desaparecimentos, perda da memória, desilusão amorosa, dívidas, uso de entorpecentes e doenças diversas, físicas ou psíquicas.
E assim, inquestionável a relevância da pesquisa e do seu resultado, este livro. Vejamos três aspectos de destaque na defesa dos desaparecidos e de suas famílias.
O autor chama a atenção para o caráter público e não privado do problema, apresentando a evolução dos dados estatísticos, com o aumento dos casos. Isto sem falar na fragilidade das estatísticas, pois o desaparecimento é objeto de BO s com nomes variados.
Em um segundo momento, registra-se que, apesar do Brasil ter criado pela Lei n. 13.812/2019 a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e o Cadastro Nacional, ambos não atendem as necessidades dos que pesquisam os desaparecimentos, porque os arquivos não são atualizados.
De extrema relevância o terceiro ponto, qual seja, a situação de cada estado e do Distrito Federal. Esta pesquisa inédita permite que se veja o que cada Estado e o Distrito Federal têm de bom ou de ruim, possibilitando aos demais que avaliem suas falhas ou repliquem as políticas que deram certo, evitando retrocessos.
Professor Dr. Vladimir Passos Freitas