Descrição
A academia vem sendo terreno fértil para esse debate e nessa esteira merece destaque a obra de Ana Caroline dos Santos Accioli, fruto de sua dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica, com o título Meu corpo (eletrônico), minhas regras: a destinação post mortem de perfis de redes sociais.
Já no título, chama a atenção a expressão meu corpo eletrônico, forjada por Stefano Rodotà, escolhida por Ana Caroline. Dessa forma, a Autora já demonstra para o leitor a real dimensão do tema, uma vez nesta Era Digital, não existimos apenas no plano material que nos é familiar, mas também na Internet, que coleta os nossos dados, inclusive os mais sensíveis, podendo, assim, nos catalogar conforme sejam as classificações e grupamentos desses dados. Assim, temos um corpo eletrônico, que precisa ser protegido tanto quanto o nosso corpo material.
...
A Herança Digital se enriquece com a obra de Ana Caroline, Meu corpo (eletrônico), minhas regras: a destinação post mortem de perfis de redes sociais, assim como o leitor, que encontrará no texto instigantes debates e reflexões sobre a transmissão sucessória de perfis de redes sociais.
Trecho do prefácio de Ana Luiza Maia Nevares