Descrição
A comunidade acadêmica da Área do Direito recebe com a obra Processos Pluriversais: ressignificando o contraditório, a ampla defesa e a cognição a partir da complementariedade na diversidade e no diálogo processual-ecológico de saberes uma nova doutora em Direito. A professora Helena Patrícia Freitas completou com muito brilhantismo e dedicação uma trajetória de mestrado e doutorado em que eu tive a grande alegria de compartilhar o seu percurso formativo como sua Orientadora.
Helena é uma acadêmica inquieta, que sempre buscou romper com barreiras e provocar debates sobre temas nada fáceis. Sempre se impôs grandes desafios de pesquisar temas difíceis e muitas vezes polêmicos. Sempre buscou na interdisciplinaridade um diferencial importante para articular os seus problemas de pesquisa. A presente obra tem esse importante atributo de discutir novas bases epistemológicas mais plurais e diversas e um novo lugar para a economia.
Helena faz parte de uma nova geração de professoras e doutoras em Direito com a qual eu aprendo a cada dia mais. Capaz de dialogar, mas também de se manter firme em seus propósitos. São mulheres muito engajadas em temas que precisam de um olhar feminino, que miram para o diverso com uma nova subjetividade que integra novas compreensões, olhares e saberes ao Direito. No caso particular da Helena, o tema que a despertou para construção de um pensamento novo, jovem e disruptivo é a compreensão ecológica em uma visão ecocentrada do mundo, que compreende a humanidade como mais uma das integrantes do nosso Planeta que precisa conviver com alteridade com todos os seres que habitam a nossa Mãe Terra, para permitir uma sobrevivência compartilhada de gerações de antepassados e das futuras gerações.
Sua preocupação não se coloca em termos apenas de uma meta teoria, mas possui proposições claras de como revisitar o instituto do Processo, para que ele se integre e se aproxime de uma concepção ecocêntrica e pluriversal .
(Apresentação de Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais)