Descrição
O direito possui importância ímpar; é como se o sistema jurídico compreendesse uma árvore, o tronco seria a Constituição Federal, os ramos as demais leis, decretos e normas, a raiz desta árvore é a sociedade.
Os frutos desta árvore se destinam a sociedade O Estado compreende todo o conjunto. Por tanto, uma parte precisa da outra para viver dignamente e para usufruir destas leis da melhor forma possível é necessário ter conhecimento sobre elas e sobre seus deveres isto é, que direito é necessário em que momento, como reclamar um direito e qual o reflexo de um direito sobre a pessoa, ou seja, qual é o seu dever como cidadão e como indivíduo pertencente a um Estado -, neste instante, através de estudos doutrinários e pesquisas de campo, concluí que a melhor maneira de alcançar estes direitos é através do conhecimento: a educação.
Desta feita, sendo os Direitos Humanos uma categoria de direitos indispensáveis aos seres humanos por seu caráter de ser humano, ele, ainda passa a ter o caráter de direito fundamental cada vez que um Estado se torna signatário deste direito e conforme o posiciona no seu Caderno de Leis. Estando o direito posto ao homem necessário é que este homem saiba como reconhecer e efetivar tal direito, garantia e deveres provenientes dele.