Descrição
A HUMANIDADE EXPLORA A NATUREZA de todas as formas, consumindo muito mais do que a Terra pode nos oferecer de modo sustentável e saudável. A indústria da moda promove um dos mais expressivos impactos ambientais, sociais, econômicos e na vida animal. Este livro aborda temas de extrema relevância, apresentando o mercado da moda e beleza sob a ótica do Direito Ambiental e do Direito Animal.
Pesquisas mostram que, só no Brasil, o consumo de moda tem aumentado exponencialmente a sua movimentação de fundos na última década, gerando mais de R$ 186 bilhões em um único ano (2019), mantendo em R$ 161 bilhões no ano de 2020, mesmo diante da crise da Pandemia causada pela Covid-19; números que posicionam o país como um dos maiores produtores e consumidores de moda do mundo. Previsões apontam que a população mundial ultrapassará 8,5 bilhões de pessoas até 2030 e a produção global de roupas aumentará em 63%. Segundo pesquisas recentes apresentadas pela Global Fashion Agenda, desde 2018, a indústria da moda é responsável pela emissão de cerca de 2,1 bilhões de toneladas de CO2/ ano e, mesmo que a indústria continue adotando as presentes iniciativas de descarbonização, as emissões manterão o mesmo número atual, concluindo que medidas urgentes precisam ser adotadas pelo setor. Além disso, o consumo e poluição de água pela indústria da moda é preocupante. A OMS já alertou que a poluição ambiental mata mais de 12,6 milhões de pessoas por ano. A água e outras riquezas naturais estão cada vez mais escassas, por isso, falar sobre O meio ambiente sustentável da moda no Brasil e no mundo é questão de utilidade pública.
Esta segunda edição conta com dois novos capítulos. Um deles apresenta a Moda Pós-Covid-19 e o outro, por uma ótica ousada e pioneira, aborda o Direito Animal na indústria da moda e beleza. Didático e detalhado, o livro expõe os impactos da moda na natureza focando na importância da mudança dos padrões de produção e consumo. A cultura de paz e o desenvolvimento regenerativo são as grandes metas a serem alcançadas e um desafio que todos devem assumir para a construção de um mundo melhor, de modo que esta obra não se destina apenas ao público do Direito, mas, à toda coletividade que, além de fazer parte da cadeia de valor da moda, depende essencialmente do equilíbrio da Natureza para a sadia qualidade de vida.