Descrição
Ensino Jurídico e (De) Colonialidade do Saber constitui refe rência teórico-metodológica obrigatória para quem se interes sa pela investigação das tendências e rumos da Pós-Graduação em Direito no Brasil. Sob inspiração do pensamento decolo nial, o autor analisa de forma crítica dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no espaço acadêmico das principais instituições de pesquisa e ensino do Direito do Esta do do Rio de Janeiro. Com fundamento na análise das referên cias bibliográficas mobilizadas pelos autores destes trabalhos, Anderson Nascimento oferece ao leitor livro tão instigante quanto provocativo.
Ricardo Nery Falbo (UERJ, Brasil)
Aqui temos um daqueles importantes pontos fora da curva de uma pesquisa no campo do direito, que traz revelações sobre o ensino jurídico na Pós-Graduação. O trabalho não se limita a mera disputa de narrativas entre juristas. Vai além, a partir do momento que se desafia adentrar na produção de dados e, com esses elementos, aponta lacunas na construção do que é o direito nesse meio. A pesquisa permite visibilizar um desequi líbrio nesse caminhar, onde ao longo do tempo se ignorou a nossa realidade diante de um saber colonial. Trazer a América Latina para o campo de análise jurídica não é uma orientação de pesquisa de esquerda, nem de direita, trata-se de uma maior possibilidade de se debruçar sobre o real e construir/refletir o direito a partir das variadas dimensões da vida dos povos de cá. Esse é um dos grandes desafios apresentados na obra.
Gladstone Leonel Jr. (UFF, Brasil)