Descrição
Nesta instigante obra, José Antonio Callegari propõe ao leitor um olhar renovado a respeito do processo judicial para apresentá-lo como um ato de linguagem: um texto cujo sentido é construído cooperativamente por seus múltiplos partícipes. O autor lança novas luzes para o fenômeno processual, inspirado pela vertiginosa trama consagrada na clássica obra de Franz Kafka, mobilizando suas reflexões originalíssimas a serviço de nos revelar o potencial emancipador de um processo efetivamente democrático.
José Antonio Callegari nos oferece, neste seu novo livro, uma leitura provocadora, de interesse de todos aqueles que lidam, de alguma maneira, com o fenômeno jurídico, entre pesquisadores e operadores jurídicos, interessados na compreensão do processo judicial para além da técnica, mas como um instrumental civilizatório, um locus discursivo legítimo, um espaço democrático de comparticipação. Diante de tudo isso, mais do que uma obra tecnicamente impecável, o que temos em mãos é um precioso estudo de leitura necessária, ante os constantes desafios enfrentados pelo processo judicial democrático moderno.
Lucio Picanço Facci
Professor Adjunto de Direito Civil e Processo Civil da Universidade Federal Fluminense (na graduação, mestrado e doutorado). Professor de Direito Civil, Direito Administrativo e Sociologia do Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Procurador Federal.