Descrição
( ) Ao mostrar outras leituras possíveis e utilizar a base teórica que de modo mais qualificado pôde auxiliar na compreensão qualificada de seu objeto, Guilherme dá um passo além das abordagens criminológicas brasileiras sedimentadas: temas como criminalização cultural, excitação da transgressão, o tédio contemporâneo e sua onipresença na cultura, a inserção e a rejeição
decorrentes de um perverso processo de inclusão cultural e exclusão social, bem como a insegurança ontológica e seus reflexos na subjetividade, fazem com que o lugar das torcidas organizadas na cultura seja percebido de modo muito mais qualificado do que nas costumeiras análises simplificadoras a que estamos tristemente tão acostumados ( ) .
Salah H. Khaled Júnior
( ) pudemos iniciar um trabalho sistemático, e isso implicou em estabelecer um plano de leituras e entrevistas, e ao mesmo tempo dialogar sobre a construção de um objeto nada simples, em razão de boa parte do instrumental de análise se originar nessa filha bastarda da Criminologia Crítica, a dita Criminologia Cultural. ( ) a ideia era trazer todas as informações, relatar tudo, porque se trata de um trabalho sobre torcidas, e não para uma determinada torcida. Portanto, não há nada nem ninguém a proteger ou louvar. ( ) a luta por produzir uma análise útil a quem dela se aproximar, foi incansável, da primeira à última linha, e esse mérito é inteiramente crédito do autor ( ) .
Álvaro Filipe Oxley da Rocha