Descrição
Com o sugestivo nome DIREITOS HUMANOS, DESENVOLVIMENTO E OS DESAFIOS PARA A GESTÃO SOCIAL CONTEMPORÂNEA , tem-se o fio condutor do livro que ora se apresenta. Trata-se de obra que passeia por temas como o do Programa Bolsa Família, analisando suas contribuições pontuais sob a luz do Direito, enfrentando, em outro texto, a concessão, no Brasil, do Benefício de Amparo Assistencial, o que implica a aferição da condição de miserabilidade à luz da dignidade da pessoa humana. Deste modo, o livro veicula artigos atinentes às discussões em direitos humanos e fundamentais, o que tem sequência com o texto sobre os seres humanos e o direito-dever ao meio ambiente sadio e equilibrado no cenário atual do capitalismo, pautado pelo caos ambiental, bem como naquele que defende o direito de capacidade postulatória aos órgãos públicos. Há, neste nicho temático, ainda um capítulo que trata de educação e de direitos humanos ao mesmo tempo, cujo título é A América Latina na construção da educação em direitos humanos: diversidade e universalidade na História . Assim, este livro coletivo reúne vinte coautores e coautoras, na escrita de onze capítulos, unidos pela sempre desafiadora vontade de produzir conhecimentos, protagonizando o magistério para além dos limites das salas de aula. São professoras e professores, atuantes nos Estados de Goiás e do Tocantins, que se somam aos esforços dos quatro organizadores e coordenadores deste projeto editorial, visando a publicar o resultado de suas pesquisas, enaltecendo e orgulhando suas Instituições de Ensino Superior. Com o selo de qualidade editorial conferido pela Lumen Juris, Editora das mais respeitadas do Brasil, nasce, assim, mais um livro de perfil interdisciplinar, colocando autorias e áreas do conhecimento em profícuo diálogo. Desta relação dialógica, quem certamente mais tirará proveito serão os seus leitores e as suas leitoras, notadamente o alunado dos docentes que aqui publicam. Finalmente, digo que muito me honra apresentar o nascimento de mais uma obra, corajosa no sentido de trazer a público o resultado dos passos de docentes pelos caminhos enobrecedores da investigação e dos pensamentos científicos críticos, voltados a contribuir para práticas mais humanistas de magistério e ao aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem, para o desenvolvimento mais eficaz, eficiente e sustentável das empresas, aliando nisso, notadamente, o contributo oferecido pelo desenvolvimento pessoal-intelectual, para a melhoria das situações das nações indígenas no Brasil.
Palmas, TO, 06 de fevereiro de 2016.
Profa. Dra. Gisela Maria Bester