Descrição
Este livro analisa a imigração transnacional a partir das relações de força que compõem o espaço de fronteira terrestre na região amazônica brasileira, com foco no exercício difuso do poder envolvido na mobilidade humana pelo planeta. Descreve os processos de entrada de imigrantes desde a localidade de Assis Brasil até a capital do estado do Acre, Rio Branco. A dimensão empírica abordada neste livro envolveu os dispositivos legais referidos à entrada de estrangeiros no Brasil, mas também realizou uma pesquisa de campo sobre as rotas de migração terrestre que ligam o Brasil ao Caribe e à África.
Como resultado, o livro evidencia o exercício do poder do Estado, sem desprezar estratégias de poder dos imigrantes, o que denota uma rede de relações de força inusitadas. Voltado para análise do movimento de trabalhadores imigrantes ilegais, o tema é complexo. Contudo, a autora conseguiu produzir uma narrativa que contém três qualidades a serem destacadas: inspira-se em referências epistemológicas transdisciplinares; a linguagem é acessível para os leitores de fora dos campos de saberes envolvidos: Direito e Ciências Sociais; e, por último, contém dados de pesquisa colhidos em fontes inéditas.
O livro, enfim, traz uma enorme gama de questões que são aprofundadas cientificamente sem que a autora deixe suas emoções em relação ao tema de fora, motivo que faz da obra ainda mais fascinante e de agradável leitura. Ressalte-se, por último, que essa forma de escrita e de trabalho científico é nota marcante da escola que vem se formando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense ao redor da Professora Doutora Gizlene Neder.