COMPRAR

Endereço

Livraria da Vila - Curitiba
Avenida do Batel, nº 1868 Loja 314 - Piso L3 - Batel Curitiba, Paraná - 80420-090

Horário

18:00 Horas
29/08/2025

A Editora Lumen Juris e a autora Aneíza Vanêssa Costa do Nascimento tem o prazer de convidá-los para o lançamento da obra: Nexo Causal em Litígios Climáticos - O Nexo de Causalidade na Responsabilidade Civil em Danos Ambientais Causados por Mudanças Climáticas

Seja bem-vindo a esta obra! Convido você a refletir sobre um dos maiores desafios do direito ambiental contemporâneo: o nexo de causalidade na responsabilidade civil por danos ambientais causados pelas mudanças climáticas. Analisar a responsabilidade de indivídu­os, empresas e até mesmo Estados pelos impactos ambientais não é tarefa simples. Como avaliar se uma atividade poluidora contribuiu para eventos climáticos extremos? Este dilema é o cerne do livro, que, além de expor as dificuldades, apresenta uma análise detalhada do nexo causal e explora a ciência da atribuição como um recurso essencial para identificar responsabilidades nesses casos. A obra também aborda casos emblemáticos, teorias clássicas e teorias ino­vadoras, propondo caminhos para a evolução do sistema legal e a construção de uma base jurídica sólida para esses litígios.

Ao longo das páginas, você encontrará reflexões sobre a necessidade de uma legislação mais adaptativa que responda às especificidades das mudanças climáticas. Espero que esta leitura desperte questiona­mentos, contribua para o seu conhecimento e, acima de tudo, inspire novas discussões sobre o futuro da justiça ambiental e a necessidade urgente de uma resposta legal eficiente diante da crise climática atual.

Mapa do Evento