COMPRAR

Endereço

Livraria da Vila - Curitiba
Avenida do Batel, nº 1868 Loja 314 - Piso L3 - Batel Curitiba, Paraná - 80420-090

Horário

18:00 Horas
24/04/2025

A Editora Lumen Juris e a autora Iara Gubert tem o prazer de convidá-los para o lançamento da obra: Natureza Humana e Política - Uma genealogia antropológica do poder político moderno segundo Pierre Manent

Para um jurista entender o direito moderno é imprescindível entender a modernidade como um todo. O exercício de Iara Gubert, assim como o de Leo Strauss e de Pierre Manent, é um exercício para entender a modernidade, só que aqui nesse caso é feito por uma jurista. Assim, em certa medida, o objetivo desse livro não é apenas enten­der a modernidade em si ou, melhor dito, as bases antropológicas que fundamen­tam certas vertentes da modernidade, mas sim entender as bases antropológicas que fundamentam o nosso direito.

Agora, se é verdade que Strauss – e Manent parece seguir a mesma linha – entendia a modernidade, enquanto fenômeno integrado, como uma ruptura com a tradição do pen­samento político clássico, cabe pontuar que também é verdade, e deve ser sempre dito, que ele, ao final do seu The Three Waves of Modernity, arremata destacando a superiorida­de da democracia liberal moderna pois essa, justamente, possui sua força em vista do seu “apoio poderoso em um modo de pensar que não pode, de modo algum, ser chamado de moderno: o pensamento pré-moderno de nossa tradição ocidental”. Assim como a modernidade só possui sentido quando lida em vista de uma tradição que provém do período clássico, o direito moderno também demanda tal movimento. Apenas desse modo, com bases sólidas, que será possível entender – e redimir – a experiência jurídica. Explicitar pressupostos antropológicos da modernidade, como faz Iara, é uma forma de destacar a necessidade de redenção do direito moderno.

Do Prefácio de Bruno Irion Coletto 

Mapa do Evento