Descrição
A obra de Victor Romfeld é, sem sombra de dúvida, um dos mais sérios, criativos, imaginativos, inovadores e profundos trabalhos realizados em um Programa de Pós-graduação deste país sobre a temática LGBT, e não só isso, percorre com a mesma naturalidade e perspicácia discursos tão complexos como os da criminologia crítica, das criminologias feministas, da Teoria Crítica da Raça, do direito antidiscriminatório, da criminologia e estudos LGBT e da dogmática penal.
Katie Argüello e Priscilla Placha Sá
Como pude ressaltar em uma das bancas, Victor escreveu um trabalho que precisava ser escrito, que nos fazia falta mesmo, no campo das teorias críticas do direito. Na minha leitura, trata-se do mais consistente e sistematizado esforço de conciliar a adesão ao direito penal mínimo com o uso contra hegemônico e estratégico desse instrumento na luta pela cidadania sexual e de gênero. E o autor cumpriu essa tarefa com a maestria de um pesquisador comprometido com a emancipação - do e - pelo direito, sem renunciar ao rigor de um diálogo franco e sem concessões a cânones há tempo estabelecidos no debate acadêmico e político. Há, assim, uma postura de extrema coragem e ousadia nas páginas que seguem, duas virtudes ainda raras em pesquisas de pós-graduação no Direito .
Renan Quinalha
Daí que, ao se debruçar sobre este quadro, nosso autor efetivamente não se deixou encapsular na dicotomia criminalizar ou não criminalizar ; ao analisar o sistema de justiça criminal diante da violência homotransfóbica, ele nos faz ver suas ambiguidades e suas insuficiências, sem esquecer a necessidade de respostas diante de reivindicações históricas por igualdade e justiça. Quem se beneficiou da leitura deste trabalho terá tido a oportunidade não somente de visitar estes temas de modo preciso, mas também o privilégio de se defrontar com uma escrita que, com maestria, alia à competência acadêmica a concretude de quem sobre eles reflete e neles vive .
Roger Raupp Rios
Victor não somente fez o que se esperaria de um pesquisador de escol como é. Foi além. E, por isso, sua obra desde já se torna imprescindível não somente para quem se dedica à temática LGBT, mas a toda pessoa estudiosa e interessada em (re)pensar as Ciências Criminais no e do século XXI.
Soraia da Rosa Mendes